Terminou domingo aquele que se revelou como o maior evento digital da história da Lousã. Falamos, obviamente, do MARTELário, uma iniciativa da Escola Profissional da Lousã (EPL) que, em menos de 4 dias, atingiu praticamente um gigantesco número de 6,5 milhões de marteladas individuais.

Como referido em comunicados anteriores, o MARTELário foi beber inspiração à iconografia da época. Simulando virtualmente as tradicionais “marteladas sanjoaninas”, deu a mais de meio milhar de utilizadores a possibilidade de acumular pontos para ajudar a sua instituição de eleição a ganhar prémios, em material técnico, no valor de 1.000, 500 e 250 euros, respetivamente.

A competição foi renhida até ao último minuto mas, no final, a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) sagrou-se campeã, com mais de 2 milhões de marteladas. O segundo lugar foi para a Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras, ficando o terceiro e último prémio para o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Serpins.

Embora sem conquistar um lugar no Top 3, a EPL realça a participação da Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho (ADiC), da Associação Vida Abundante e do Centro Social de Casal de Ermio que, em conjunto, acumularam mais de 1,3 milhões de marteladas. Um resultado que espelha o reconhecimento da comunidade do seu trabalho árduo no auxílio a quem mais necessita e no enriquecimento do património social e cultural do concelho.

Além desta gigante mobilização social, a relevância do MARTELário foi frisada pelo patrocínio de alguns dos principais representantes do tecido económico local, como o Licor Beirão – a encabeçar a lista na qualidade de “Martelo d’Ouro” – e, a entregar o segundo e terceiro prémios, a Efapel, a Gazmondego e a CDL – Inspeções Auto.

App oficial do São João
Desenvolvida em parceria com o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, a iniciativa conseguiu ainda o apoio da Câmara Municipal da Lousã, que a adotou como aplicação oficial do maior certame do concelho, a Feira Anual de São João.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá nas próximas semanas e contará com a presença de representantes da organização, patrocinadores e instituições participantes.

Iniciativa com futuro
Depois do enorme sucesso conseguido no primeiro ano, a Escola Profissional da Lousã está já, entre outras iniciativas, a planear o regresso do MARTELário em 2019, com as características que fizeram dele um sucesso e uma expansão de plataformas, através de uma otimização para iOS (iPhone), para além de outras inovações.

Comentar