PROgramas

Frequentas um curso na Escola Profissional da Lousã e queres prosseguir os estudos ao nível Superior?

O Gabinete #PROuniversitário (apoio ao acesso ao ensino superior) irá criar sessões de estudo apoiadas por professores das áreas pretendidas, para a realização dos exames necessários nos diversos cursos.

Hoje, mais do que nunca, a escola deve preparar para o imprevisto, o novo, a complexidade e, sobretudo, desenvolver em cada indivíduo a vontade, a capacidade e o conhecimento que lhe permitirá aprender ao longo da vida.
Coordenado por especialistas em psicologia e pedagogia, o #PROrienta-te surge como um alicerce fundamental ao apoio na decisão entre a prossecução de uma carreira académica/formativa e o ingresso direto no mercado de trabalho. Esta triagem vocacional terá como base um acompanhamento psicológico individual e familiar.

Além da orientação vocacional, o gabinete PROrienta-te será responsável pela coordenação de estágios de Formação em Contexto de Trabalho e, como tal, agirá em estreito relacionamento com empresas com sede local e regional, não apenas na qualidade de entidades de acolhimento, mas também como potenciais parceiros para a investigação e desenvolvimento.

O PROrienta-te centralizará também a articulação com entidades de proteção à família, de que são exemplo a Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, entre outras.
Seguindo um modelo alicerçado numa lógica multidisciplinar que, além de visar a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em contexto de aula, objetiva o alargamento do espetro de competências dos seus alunos, o corpo pedagógico da Escola Profissional da Lousã tem desenvolvido esforços no sentido de incentivar o desenvolvimento de atividades que ultrapassem os limites tradicionais do ensino técnico.

Entre estas práticas, insere-se a sensibilização dos seus alunos para a arte e produção artística.

No #PROartes, os alunos que pretendam desenvolver projetos criativos, contarão com uma equipa de tutores que os ajudará a desenvolver, enriquecer e apresentar os seus trabalhos ao público.
A Escola Profissional da Lousã (EPL) lança este ano o #PROstart, um programa dedicado à dotação dos formandos inscritos das competências, recursos e ferramentas necessárias ao desenvolvimento e lançamento de novas ideias ou iniciativas empresariais.

Por via da adoção de um método de ensino ativo e autónomo, a EPL devolve ao aluno o protagonismo do seu processo de aprendizagem, fortalecido por um programa de tutoria com especialistas em gestão, marketing, comunicação e criação audiovisual e publicitária.

Através do #PROstart, os formandos terão acesso a um laboratório de desenvolvimento com condições técnicas para o desenvolvimento das suas ideias de negócio e/ou marcas, estando também previsto o estabelecimento com instituições externas para produção de protótipos, de que é exemplo o Instituto Pedro Nunes.

Saliente-se que as cinco vagas lançadas para a fase piloto já foram preenchidas e que os promotores de alguns dos projetos participantes já asseguraram acordos de desenvolvimento com entidades especializadas como o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e a I&D Food, uma start-up do Instituto Politécnico de Leiria.

Seguindo um modelo educativo centrado no desenvolvimento de competências em interação direta, a Escola Profissional da Lousã tem como uma das suas principais missões criar condições para que os seus formandos possam participar em projetos reais, quer para entidades clientes, quer para a comunidade em geral.

Como exemplo, apenas em 2017/18, destacamos a produção de todo o material gráfico e de comunicação para iniciativas como a 2.ª edição do Mercado de Natal da Lousã, a 8.ª Semana do Empreendedorismo nas Escolas, a 2.ª edição do "Mostra o teu talento", o Louzantrail e a aplicação solidária MARTELário.



Tem um projeto com impacto para a comunidade e quer que seja Pro?

Candidate-se ao #PROcomunidade e conte com o apoio de uma equipa com um enorme leque de competências, capaz de partir do seu conceito e construir um plano de comunicação profissional, que irá desde a produção de conteúdos gráficos e audiovisuais, à estruturação de uma campanha de marketing, à cobertura de eventos e à sua difusão em múltiplas plataformas.

Não perca tempo, preencha já o formulário de candidatura e dê ao seu projeto a projeção que merece!